terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Greve de caminhoneiros: Pode dar certo?

Nos últimos dias sugiram em alguns meios de comunicação e nas redes sociais notícias sobre o início de uma paralisação de caminhoneiros em algumas rodovias do país. A primeira manifestação ocorreu na quarta-feira (4) na Br-163 em Campo Grande - MT, onde cerca de 1000 caminhoneiros bloquearam a rodovia (leia aqui), no dia seguinte uma nova manifestação teve início no estado de Rondônia, onde até empresários do setor de transporte aderiram a greve e pararam suas frotas. Com o passar dos dias o movimento em Rondônia ganhou força e se destacou bastante nas redes sociais (leia aqui). 
Os motivos desses protestos já são velhos conhecidos de todos os caminhoneiros, aumento abusivo dos combustíveis (leia aqui), frete cada vez mais baixo e até mesmo pedidos de impeachment, pois o governo federal é apontado como o principal fator que está levando o transporte rodoviário no país a falência. 
Afinal, uma greve de caminhoneiros, pode dar certo? Sim, pode dar muito certo, pois 65% de tudo que é transportado no país passa pelas rodovias do país, ou seja, quando dizem que o caminhoneiro carrega o país nas costas é a mais pura verdade. Diante desse número percebe-se a importância e a força que o caminhoneiro tem no Brasil. 
Mas para essa greve dar certo é necessário alguns fatores importantes, o primeiro deles é a organização de toda a classe, que apesar de toda a força que possui é muito desunida, se todos os caminhoneiros se organizarem e se manisfestarem juntos e da mesma forma o impacto será rápido na economia do país. Quando se fala de união não quer dizer que 100% dos caminhoneiros tem que parar, não se pode obrigar ninguém  a participar de um movimento, mas se a grande maioria aderir ao movimento fará com que aqueles que não aderiram se sentirem na obrigação participarem. 
Vale lembrar que essa organização deve vim dos próprios caminhoneiros e empresas, não através de sindicatos, que são frequente pressionados pelo governo, e muitos deles nos últimos dias negaram participação nos movimentos, outros até condenaram as ações.  
Outro fator importantíssimo para que a greve de certo, é realizar uma manifestação sem violência, sem afetar o direito de ir e vir do próximo, ou seja, fechar rodovias, queimar pneus, usar da força para parar todos os caminhoneiros, derramar cargas nas estradas, não trará benefício nenhum para a manifestação, muito pelo contrário, toda a greve será vista com maus olhos, com isso as autoridades (polícia e até mesmo o exército) serão colocadas em prática na tentativa de reprimir e por fim a manifestação. 
Como fazer uma greve então? É simples, se a grande maioria dos caminhoneiros junto com as transportadoras, apenas pararem seus veículos, seja nos postos, em casa ou nas garagens por apenas alguns dias o resultado causado no país será gigantesco, e parados nesses locais, o governo não tem autoridade para obriga-los a voltar ao trabalho. Um paralisação como essa em 2 ou 3 dias já poderá ser sentida nos postos de gasolina, supermercados etc. 
Só assim, por meio de um greve pacífica e com grande organização os caminhoneiros poderão alcançar as melhorias necessárias que a profissão tanto necessita, podendo alcançar até mesmo mudanças no governo do país. 


Texto: Lucas Duarte - Editor Chefe

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